Beneficios do Pilates para a corrida

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Equivoca-se quem pensa que Pilates para corredores vem apenas como complemento aos treinos, como substituto ao alongamento ou à musculação.
O método Pilates, fundamentado pelo seu criador nos princípios da fisiologia e biomecânica, numa época em que não existia a fisioterapia como a conhecemos hoje, questionou e revolucionou os conceitos da ginástica tradicional de tal forma que foi considerado 50 anos à frente de sua época.
Médicos relutaram em aceitar os benefícios incontestáveis da prática e, até hoje, muita desinformação circula entre os meios médicos e acadêmicos a respeito da prática.
Conceitos esses que estão sendo assimilados como grandes novidades contemporâneas quando na ginástica tradicional se orienta para o uso do CORE (que nada mais é do que o principio do fortalecimento do centro de Força preconizado por Pilates na década de 30) ou até mesmo na recém “bola da vez” ginástica funcional (que trás conceitos e princípios de treinamento utilizado há muitos anos por técnicos e preparadores físicos de atletas, que agora foram reeditados para os movimentos do dia-a-dia no condicionamento físico de não atletas).
Mas não se pode desconsiderar o fato de que a prática de Pilates vai além do treinamento do atleta, pois considera o corpo humano a resultante de uma combinação de experiências emocionais, sociais, intelectuais e espirituais, nas diversas camadas do homem. E, nesse sentido, atua de forma muito diferente do treino já realizado pelo corredor para a aquisição do condicionamento e da técnica especifica para vencer seus desafios de tempo e distancia.
A busca pela saúde, e não apenas pelo desempenho, não se adquire em uma temporada de treinos ou apenas no momento de competição.
Pilates para corredores não se aplica somente na obtenção de uma melhor performance, pelo reequilíbrio muscular, economia de movimentos, pelo aumento da capacidade e controle respiratório, pelo alinhamento das articulações, relaxamento consciente de tensões e pelo fortalecimento e estabilização da musculatura do tronco, tornando-o forte e flexível. Tão pouco através de exercícios que buscam a recuperação de lesões ou a melhora do desempenho, exercitando grupos musculares ou ações específicas.
Ele faz tudo isso e muito mais. A prática de Pilates trás de volta ao corpo a fluidez do movimento natural, harmônico e espontâneo do ser humano.
O comprometimento com o conhecimento do próprio corpo, o respeito aos seus limites, o gosto pelo desafio e a reorganização de padrões inadequados que já não nos servem , exigem de nós muito mais do que apenas tempo e suor. Convida-nos para uma atitude de eterna auto-observação e mudança por toda a vida.

fonte: educacaofisica.com.br
 
Fabrício Bareño Personal Trainer Preparador de Goleiros | Contato: (53)8415-2709 ©