Corrida x Hipertrofia

quinta-feira, 3 de junho de 2010


Fala Pessoal.
Infelizmente tava distante do site, motivos pessoais. Mas estamos retomando as atualizações semanais.
Irei falar sobre a corrida antes e depois da musculação, se atrapalha no ganho de massa muscular. Muitas pessoas possuem essa dúvida, então, irei falar um pouco sobre esse assunto baseado em alguns artigos científicos e livros.
É comum hoje os alunos fazerem vários tipos de atividades físicas num certo programa de treinamento. Surge ai a duvida em relação ao ganho de massa muscular. Bom, até que ponto pode atrapalhar ou vir a ajudar?
Como já foi visto aqui no site anteriormente, sabemos que a musculação ajuda no emagrecimento, na tonificação muscular, na diminuição do percentual de gordura e no aumento da massa muscular. Então se for usado a corrida junto com a musculação, pensando no emagrecimento a ordem do fator não irá ter diferença, pois, o propósito é o balanço calórico. Como a musculação é uma atividade anaeróbia, ela emagrece na mesma proporção, pois, ela utiliza o glicogênio muscular como fonte de energia. Então, mesmo em repouso o corpo estará gastando energia, pois o aumento da massa muscular acelera o metabolismo basal (quando está em repouso), então a ordem não ira ser prejudicial quando o objetivo for o emagrecimento.
Quando o objetivo for hipertrofia, ai vai depender bastante da intensidade da atividade aeróbia antes ou depois da musculação. De acordo com alguns artigos, quando não ultrapassados os 20mins de corrida numa intensidade baixa ou moderada os resultados mostraram que não interfere no ganho de massa. Nos estudos, quando os alunos foram expostos a uma intensidade mais elevada ou uma duração maior, ocorreu catabolismo das células, induzindo a perda de massa muscular.
Podemos então concluir que, quando a corrida for usada a nível de emagrecimento, isso não ira mudar em forma alguma. Quando voltado para a hipertrofia tudo ira depender do seu treino no dia. A ordem se correr antes ou após a musculação também não altera se fores treinar membro superior, pois, não ira afetar porque depende do grupo treinado mais do que a depleção do glicogênio, creatina e outros hormônios gerados pelas atividades.  Mas se fores treinar perna no dia que iras correr, esse sim será afetado, pois, irá ocorrer a depleção do glicogênio muscular, fazendo com que o músculo entre numa fadiga residual, prejudicando assim o treino a seguir.
Portanto, o que pode vir a interferir o seu treino é a intensidade da atividade aeróbia, o tempo que será feito e se o seu programa de treinamento utilizar a série de pernas no mesmo dia da corrida.
Espero ter ajudado a sanar algumas duvidas.
Abraços

0 comentários:

Postar um comentário

 
Fabrício Bareño Personal Trainer Preparador de Goleiros | Contato: (53)8415-2709 ©